Para aqueles que lidam com o desafio de duas condições oculares comuns, como o glaucoma e a catarata, surgem muitas dúvidas sobre a possibilidade de realizar a cirurgia de catarata.
O glaucoma é uma condição ocular que envolve danos ao nervo óptico, muitas vezes associado ao aumento da pressão intraocular, e pode levar a perda gradual e irreversível da visão periférica. Já a catarata, é caracterizada pela opacidade do cristalino, causando uma visão turva e, eventualmente, a perda da visão.
Ter glaucoma não impede necessariamente alguém de se submeter à cirurgia de catarata. De fato, para alguns pacientes, o procedimento pode ser benéfico, pois além de tratar a catarata, também pode ter um efeito positivo na pressão intraocular.
São algumas considerações importantes: avaliação individualizada feita pelo médico oftalmologista especializado em cirurgia; o tratamento pode ser combinado com procedimentos para controlar o glaucoma; e pacientes com glaucoma devem monitorar a pressão intraocular antes e após a cirurgia de catarata.
Dr. Marcel Tenório Vieira
CRM: 4246 | RQE: 2145
Comments